Vamos ver hoje o chamado plano cartesiano. Isso é praxe em todos os níveis escolares. Ele sempre estará presente nas nossas continhas e é nele que precisamos visualizar a matemática da coisa.
Esse é o plano cartesiano de duas dimensões (2D). Olhe para o chão da sua casa. Ele é 2D. Ser duas dimensões significa que você pode ir pra frente, para trás, para esquerda ou para direita (lados). Já um plano 3D é aquele em que você tem a altura, por isso olhe para o chão da sua casa e para as paredes da sua casa. Ser 3D significa que além de andar para frente ou para trás, e para os lados, você também pode pular, ou abaixar.
O plano cartesiano é formado por duas retas (essas linhas aí em cima) que são perpendiculares entre si. Ser perpendicular significa que elas formam um ângulo de 90° e um ângulo de 90° é aquele ângulo que os cantos de uma parede quadrada ou retangular formam. Ainda não entendeu? Dois eixos perpendiculares são formados por duas linhas retas, uma horizontal (deitada) e outra vertical (em pé).
Quantos números cabem em um plano cartesiano? Infinitos, não é à toa que em alguns gráficos aparece o símbolo de infinito (aquele 8 deitado que você pode ver na figura acima). Eu representei acima, os sinais em cada eixo. Pegue o zero como referência, se algum número vem antes do zero é negativo. Veja o eixo X, os números crescem para a direita e decrescem (ou diminuem) para a esquerda, já no eixo Y, os números crescem "subindo".
Em um sistema cartesiano temos um par (dois números) que são representados por x e y, respectivamente. O valor de x é chamado de abscissa e o valor de y é chamado de ordenada. Para você fixar mais fácil os nomes desses valores, lembre-se que o eixo Y está em pé, então ele está "dando ordens".
Por que é tão importante saber sobre o plano cartesiano? Porque é nele que as funções vão ser desenhadas, seja uma reta (um traço), uma parábola ou qualquer coisa que seja.
Espero que compreendam, qualquer dúvida, criticas é só colocar nos comentários.