Estou procurando:

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Expressões Aritméticas

Nessas expressões vocês irão ver, multiplicação,soma, subtração,divisão, {, (, [,  " tudo junto" e "misturado".
 Para resolver essas expressões, existem algumas regrinhas básicas, que torna a vida mais fácil:

  • As operações que estão em parenteses são resolvidas primeiro.
  • Multiplicação e divisão são efetuadas antes de adição e subtração.
Veja abaixo os exemplos:


E por onde começar? Abaixo um exemplo de uma expressão aritmética, usei a letra A para simbolizar os números.


  1. Parênteses. Sempre resolver o que está dentro dele. Sempre, viu o parênteses, vai lá  e resolve. 
  2. Resolvendo o que está dentro do parênteses você vai subtrair ( ou somar, dividir, multiplicar- isso vai depender do sinal usado no exercício), ao que está dentro do colchetes. ( Nunca se esqueça da regra de que multiplicação e divisão são efetuados primeiro).
  3. Agora resolva o que está dentro da chave, fazendo o que se pede no exercício e respeitando a regra das expressões sempre ( subtração e multiplicação primeiro). Não preciso dizer que a essa altura do campeonato não haverá mais parenteses né? Por isso não digam: " Ahh, mas não resolve primeiro o que está em parênteses? " , porque aqui no exemplo não haverá mais parentes, nem colchetes, nem chaves.
  4. Por fim você resolveu tudo o que estava dentro do parenteses, do colchetes, da chave. Agora no exercício como está pedindo para subtrair, você subtrai A ( que está fora do parenteses) do resultado que você obteve. Para quem não sabe o que é colchete, chave e parenteses ( acredita que tem pessoas que confundem parenteses com aspas?) vou explicar simbolicamente o que é:    
Parenteses é esse sinalzinho aqui :  (   ).         Para abrir você coloca ele assim (, para fechar você coloca assim  ).   
Colchete é esse sinalzinho: [   ].  
Chave é esse sinal: {   }
As vezes você irá encontrar expressões aritméticas que misturarão todas essas operações ( soma , divisão, subtração, multiplicação) dentro do parenteses, fora, dentro de chaves, de colchetes. Basta você aplicar as regras que você chegará ao resultado correto.
Dúvidas? Comente.









13 comentários: