Estou procurando:

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Frações: Adição, subtração, multiplicação e divisão

Para operarmos frações, devemos saber muito bem os processos de MMC e MDC,  pois usamos o MMC para igualar o denominador de duas frações ou mais frações, e o MDC para simplificarmos a fração. Se você não está seguro quanto a MMC e MDC, clique aqui e veja sobre MMC e MDC .


Um resumo no caso de soma e subtração com denominadores diferentes:

  1. Achar o MMC ( Mínimo Múltiplo Comum) dos DENOMINADORES ;
  2. O denominador da fração nova será o MMC por isso, vai ser necessário você saber o número que multiplicado pelo denominador resulta no MMC, por exemplo no caso de duas frações: 1/4 + 2/3 o MMC de 4 e 3 é 12. Qual o número que multiplicado por 4 ( denominador da 1º fração) resulta em 12? Isso mesmo, 3! (se demorou para pensar, tá precisando recorrer a tabuada).  Então multiplicamos o numerador e o denominador da 1° fração por 3, obtendo 3/12. Agora fazemos o mesmo para 2/3: Qual número que multiplicado por 3, resulta em 12? A resposta é 4. Então multiplicamos o numerador e o denominador da nossa segunda fração por 4, obtendo a fração: 8/12. Ou então você pode pegar o MMC e dividir  pelo denominador, o RESULTADO, você multiplica pelo denominador e numerador.  No exemplo acima, a fração 1/4 pegamos o MMC que é 12, dividimos por 4, ( 12: 4 = 3), multiplicamos o denominador e o numerador por 3, resultando em 3/12.  Faça o mesmo para 2/3 e chegará na  fração 8/12.
  3. Agora que temos os denominadores iguais, basta efetuar nossa operação: 3/12+ 8/12=  11/12.



Clique na imagem para ampliar
O processo de subtração de fração é o mesmo. Só que no caso subtrai-se. Segue o exemplo abaixo:


MULTIPLICAÇÃO:

A multiplicação de frações é feita em linha reta: NUMERADOR X NUMERADOR  e DENOMINADOR X DENOMINADOR.

  • O de cima multiplica pelo de cima e o debaixo pelo debaixo
  •  A simplificação ocorre de modo a ver quais são os divisores comuns dos números. No exemplo acima usei 2 e 6, e o 7 e 21, mas poderia ter usado 21 e 6, que resultaria em 21:3= 7, 6:3=2. REPARE QUE O NÚMERO 3 É UM DIVISOR COMUM DE AMBOS OS NÚMEROS (21 E 3) Dessa forma teríamos: 2/7 * 7/2, cortando os termos iguais, chegaríamos no resultado, que é 1.
DIVISÃO:
Para a efetuar a divisão da fração, é necessário inverter a ordem  da SEGUNDA fração, passando o debaixo para cima, e o de cima para baixo e depois multiplicar.


9 comentários:

  1. fuck the police! muito cool essa explication!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. me ajudou um pouco porque, eu tenho que fazer 160 calculos de fraçoes :) que chato, é que meu grupo nao é responsavel, eu vou ter que fazer tudo sozinha. aff

    ResponderExcluir
  3. me ajudou um pouco porque, eu tenho que fazer 160 calculos de fraçoes :) que chato, é que meu grupo nao é responsavel, eu vou ter que fazer tudo sozinha. aff

    ResponderExcluir
  4. Vão tomar no cu porra tou no oitavo ano e vem com essa porra de equação e nem lembro mais dessa porra

    ResponderExcluir