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segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O valor de X

Olá pessoal, considero essa parte que iremos ver fundamental para a noção do valor X, que tanto aparece nas equações, sistemas e por aí vai.
O  " X" é o que está oculto, é uma interrogação no meio do problema. É um valor que precisamos descobrir. É uma incógnita.

Chamamos de incógnita um valor que não conhecemos, ou seja, um valor desconhecido. Em matemática uma incógnita é representada por letras.

Estamos usando exemplo com X, mas em matemática podemos ter qualquer letra representando uma incógnita. Podemos ter x, mas podemos ter também a, b, c, d e, f...y, z. 

 Vamos ver abaixo alguns exemplos do que vem a ser o valor do X, que sempre representa um número "desconhecido" no problema. E quem vai descobrir? Claro que é você. Como esses exemplos são mais fáceis, é fácil estimar o valor de X mentalmente, mas  também vou explicar como descobrir matematicamente (fazendo cálculos).

Dica de ouro: Tabuada, meus caros. Saibam a tabuada. Matemática se resume a base e a base é a tabuada e demais operações mais simples, como soma, divisão, subtração e multiplicação.

 
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR.


  • 3 x X = 18


Qual número que multiplicado por 3 é igual a 18? 
R= 6, logo, X=6, pois 3 x 6= 18.

Matematicamente como resolver?

 

 

  •  30= X +10

Logo, X= 20, pois 10+ 20= 30.

Resolvendo matematicamente:  

 


  •  9 + X= 14  
Logo, X = 5, pois 9 + 5= 14.

  •  8- X= 5


Logo, X= 3, pois 8 -3= 5.

 

Uma outra forma é que também podemos mudar o x de lado, dessa forma, x irá para o outro lado com o sinal trocado. 

No exemplo acima:

8 - x = 5

8 - 5 = x

3 = x

Já temos o X isolado, ou sozinho...

Leia em voz alta: três é igual a X. 
Pronto, é a mesma coisa que  X é igual a 3.

Por isso:

x = 3 


Agora entraremos num valor de X mais trabalhoso, pois envolve, frações. 
Ps: Trabalhoso não significa mais difícil.





Outra forma:



Resumindo, como proceder nas equações:

 

 E não se esqueça de respeitar os sinais que acompanham os números:


Para quem não lembra, ou não acessou como são as propriedades das frações acesse aqui .

82 comentários:

  1. buscar resposta desta equaçao
    -19/x=9,5

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    1. Primeiramente 9,5= 9 5/10 = 9 1/2 e ainda: 19/2; Portanto:
      -19/x= 19/2
      -19= 19/2 *x
      -19 * (2)= 19x
      -38= 19x
      x= -38/19= -2

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    2. Muito obrigada! Estou na conta da minha mãe. Muito obrigada pela ajuda! Você me fez entender de um jeito fácil! Melhor que minha professora kkkkkk

      Obrigada mesmo! Muitas bençãos e sortes na sua vida!����☺️��

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  2. (6x+3):5=3
    6x+3=15
    6x=15-3
    6x=12
    x=12(2)
    6

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  3. (x-1,3x-1,4x) tô a dois anos e não consigo

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  4. buscar essas equeçoes. x = 100
    3 20

    3 = x
    5 15

    7 = 3
    x 6

    5 = 15
    4 x

    2x = 8
    3 2

    6 = 12
    5 x

    8 = 2
    3x 6

    4 = 2x
    5 20

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  5. Como encontro o valor de X
    5,4652=(75*X/100/(1-(1+X/100)^(7*-1)))*7-75

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Respostas
    1. X não tem valor, sem uma equação!
      Como por exemplo:

      3+X = 6
      X é a mesma coisa que "?"... Ele é utilizado de muitos jeitos como esses:
      X+9 = 16
      10xX= 20 (Resposta = 2)

      Você tem que descobrir qual o número que é desconhecido ou seja o X.

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  8. me ajudem gente a minha er asim 10. x 8

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  9. Procurando essa resposta x+y=2A+3B

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  10. Procurando essa resposta x+y=2A+3B

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  11. Procurando essa resposta x+y=2A+3B

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  12. Alguém pode me ajudar a resolver edsa equação 2x+×/10=15,qual é o valor do x?

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  13. Construa no plano cartesiano o gráfico da função f(x)=x^2+x-6. Por favor alguém me ajuda.

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  14. Construa no plano cartesiano o gráfico da função f(x)=x^2+x-6. Por favor alguém me ajuda.

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  15. Construa no plano cartesiano o gráfico da função f(x)=x^2+x-6. Por favor alguém me ajuda.

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    1. Primeiro ache as raízes onde interseccionam ("cortar") no eixo x por meio da formula de baskara, posteriormente faça x=0 para saber onde ela vai cortar no eixo y, depois vc encontra onde é o "bico"(vertice) dela, por meio de uma formula : -b/2a (x), depois so substituir o valor que vc encontrou para x ( vai ser -1/2) na função f(-1/2)= (-1/2)^2 + (-1/2) -6 --> o resultado será o valor do y do tal "bico".

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  16. determine o valor de x {3,4,5} = {3,4,x}. Por favor alguém me ajuda.

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  17. e se o x estiver sozinho e um numero com incógnita estiver somando com ele? como é q caucúla?
    exemplo: +2x+x=-13

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  18. Este comentário foi removido pelo autor.

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  19. Qual é o resultado dessa equação
    12/5x=18 vai espertao(tona)

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  20. Me ajudem isso é pra prova de amanhã :'(

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  21. Gostaria de saber como faz essa conta pois tenho 9anos e não sei 2743- x

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  22. Como acho o valor do x nessa questão 8(x-3)=(x+2)

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  23. Bem eu gostei bastante da explicação pois da para entender facilmente.

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  24. oiii boa noite amanha tenho prova alquem me passa algumas perguntas

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  25. X+2=0
    5x=60
    4x-20=0
    ????me ajudem por favor

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  26. por favor alguém me responda essa questão?
    encontre o valor de x na operação x+(-10)=3.

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  27. queria saber o valor de y ,mas muito obrigada aprendi com o melhor.

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  28. sou pofessola de matimaticamento e de roblox e um joguinho muito legal alunus feito de brigadeiro

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  29. muito obg a prendi muito sobre o x obg

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  30. onde ta a resposta o nootblok n aparece ta bugadooooooo

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